quarta-feira, 23 de março de 2022

 

CARTA DE REPÚDIO


A Associação de Professores de Espanhol do Estado de Mato Grosso do Sul (APEEMS) vem a público manifestar, por meio desta, sua indignação e seu repúdio à reconfiguração do Novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sobretudo no fragmento relativo à exclusão da Língua Espanhola  no Novo Enem, apresentada pelo Ministério da Educação.


Contrariando todos os modelos e pesquisas que há anos vem reinvindicando a pluralidade cultural e linguística nas sociedades modernas, o MEC, em um ato anacrônico e sem qualquer discussão com as Universidades ou com pesquisadores brasileiros da área, ou com os diversos setores da sociedade civil, impôs um modelo de exclusão, não característico dos estados democráticos,    consolidando um projeto de apagamento da Língua Espanhola iniciado em 2017 com a publicação da Lei nº 13.415 e reforçado pela homologação da Base Nacional Comum Curricular, em 2018.


A Língua Espanhola é, de acordo com o próprio Ministério da Educação, o idioma mais procurado pelos alunos que realizam o Enem, e figura como um componente curricular previsto no sistema educacional brasileiro e, apesar da não obrigatoriedade, diversos Estados mantém o ensino da língua espanhola em suas redes, buscando um ensino diverso e pluricultural. deveríamos buscar sempre o diálogo, lutar pela diversidade do ensino, pelo olhar para a diferença e nunca pela exclusão, o que parece ser, hoje, a tônica do Ministério da Educação, que destrói, com atitudes autoritárias, as conquistas de anos da educação brasileira.


Com a exclusão da Língua Espanhola do Novo Enem, o MEC ignora a própria posição brasileira na América do Sul, somos rodeados por países cuja língua oficial é Espanhol. É relevante observar que o estado de Mato Grosso do Sul está, entre os estados brasileiros, como um dos que mais fronteiras internacionais tem, o que nos leva a um compartilhamento cultural, familiar e afetivo bastante intenso. Nessa perspectiva, ocupa uma posição geopolítica privilegiada, pois faz fronteira com dois países hispanofalantes, e tal proximidade geográfica está expressa no cotidiano, no compartilhamento de produtos culturais das mais diversas ordens, elementos esses que incrementam nossa riqueza e diversidade cultural. Territorialmente, nosso estado é o segundo com maior concentração de cidades-gêmeas. Não podemos esquecer que somos latino-americanos. Junto com o português, a língua espanhola também nos define e permite que sejamos cidadãos do mundo. No caso específico de Mato Grosso do Sul, com Paraguai a sudeste e Bolívia a oeste, a língua espanhola também é (ou deveria ser) nossa língua.


Frente ao exposto, a APEEMS se coloca a favor da pluralidade do ensino da língua española no Brasil e reinvindica o seu retorno imediato ao Enem.

 

Campo Grande/MS 22 de março de 2022.

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