CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO
HISPANISMOS
EM MATO GROSSO DO SUL
A
Associação de Professores de Espanhol do Estado de Mato Grosso do Sul – APEEMS
tem o prazer de convidá-los a participar de sua primeira publicação, o livro
eletrônico (e-book) intitulado Hispanismos em Mato Grosso do Sul.
Nosso intuito é acolher as diversas produções que versem sobre o língua,
literatura e ensino de língua espanhola no e sobre o Estado do Mato Grosso do
Sul. Por hispanismos compreendemos, assim como nos aponta o Diccionario de la Real Academia de Lengua
Española, e ampliando seu sentido, as expressões que, de alguma forma,
versam sobre os saberes relativos à língua e a culturas hispânicas. Nossa
proposta visa acolher trabalhos que estejam ancorados na premissa de pensar o
desenvolvimento dos hispanismos no Mato Grosso do Sul. Assim elegemos quatro
vertentes temáticas:
1
– Língua Espanhola: estudos que tenham como guia o uso e funcionamento da
língua espanhola no Mato Grosso do Sul, principalmente em regiões de fronteira.
Poderão, também, ser enviados trabalhos relativos à língua espanhola, de
maneira geral, desenvolvidos por pesquisadores do Estado de Mato Grosso do Sul.
2
– Literatura de Língua Espanhola: estudos que versem sobre a Literatura
produzida em Espanhol e/ou Portunhol Selvagem e outros Portunhóis nas regiões
de fronteira; Literatura Fronteiriça; também serão acolhidos os trabalhos que
versem sobre Literatura Hispânica desenvolvidos por pesquisadores de Mato
Grosso do Sul.
3
– Cultura Hispânica: estudos que girem em torno do grande aparato cultural
hispânico presente no Estado do Mato Grosso do Sul; Transculturalidade na
fronteira Brasil/Paraguai e Brasil/Bolívia; Culturas boliviana, paraguaia e de
outros povos hispânicos no Mato Grosso do Sul; Cultura e Fronteira, estudos de
colonialidade e decolonialidade relacionados à temática proposta.
4
– Ensino e aprendizagem de Língua Espanhola: estudos que versem sobre a prática
em sala de aula do ensino de Língua Espanhola nas escolas de Mato Grosso do
Sul; Práticas linguageiras em ambientes não escolares no MS; Didática do Ensino
e aprendizagem de Língua Espanhola em Mato Grosso do Sul; Estudos de caso sobre
o Ensino de Língua Espanhola; Propostas para o ensino de espanhol em Mato
Grosso do Sul.
5
- Vozes docentes: reflexões de professores de espanhol que desejem contribuir
com narrativas curtas, sobre o tema proposto nesta publicação.
Serão
aceitos um artigo e/ou ensaio por autor ou dois em coautoria de professores da
educação básica, graduandos, professores universitários, pós-graduandos,
mestres e doutores para compor o livro que será publicado em formato e-book,
com ISBN, a fim de ser submetido a um edital de publicação, de preferência gratuito.
O trabalho, preferencialmente, deve ser inédito. A publicação está prevista
para 2019/2 ou 2020/1.
ORGANIZAÇÃO:
Andre
Rezende Benatti- Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Lorene
Fernández Dall Negro Ferrari - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Marta
Luzzi – Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
Suzana
Vinicia Mancilla Barreda - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Data limite para envio dos
textos: 25/07/2019.
NORMAS PARA SUBMISSÃO DO TEXTO
RESUMO:
-
Entre 150 e 250 palavras.
-
3 a 5 palavras-chave.
-
Nome do(s) autor(es) e instituições a que esteja(m) vinculado(s).
MINIBIOGRAFIA:
-
Até cinco linhas.
-
E-mail do(s) autor(es) do resumo e artigo.
ARTIGO/ENSAIO:
-
Entre 10 e 25 páginas.
-
Idiomas: português ou espanhol.
-
Cada autor poderá enviar até dois trabalhos, sendo que somente um como autor e
um como coautor ou dois como coautor.
-
Citações: até três linhas no corpo do texto e entre aspas. A partir de mais de
quatrolinhas em espaço destacado do corpo do texto, espaçamento simples, recuo
esquerdo de4 cm, tamanho 11.
-
Notas: pé de página, apenas para comentários. Referências bibliográficas devem
ser incluídas no final do texto.
-
Margens: Superior 3cm; inferior 2 cm; esquerda 3cm; direita 2 cm. / A4 (largura
21cm; altura 29,7 cm).
-
Fonte: Times New Roman, tamanho 12.
-
Parágrafo: Recuo especial: primeira linha 1,25 cm.
-
Espaçamento: 1,5.
-
Outras informações, como inclusão de ilustrações e tabelas, referências
bibliográficas, entre outros, consultar as “Normas da ABNT”.
-
Revisão do texto: a cargo dos seus autores.
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